INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO
Na área de Investigação e Desenvolvimento no setor energético nacional atuam várias instituições, com diversas naturezas, mas todas elas com um objetivo comum de garantir o rigor nas atividades de I&D e apostando numa investigação sustentável e para a sustentabilidade através da geração do conhecimento do nosso território.
Saiba quais são as entidades de investigação e desenvolvimento a atuar em Portugal no setor da Energia, e de que forma o podem ajudar. Aceda diretamente aos respetivos portais para obter informação mais detalhada.
ENTIDADES PÚBLICAS
DESPESA EM I&D DO SETOR DO ESTADO EM ENERGIA
LABORATÓRIO DE ESTADO
Instituição pública de investigação criada e mantida com o propósito explícito de prosseguir objectivos da política científica e tecnológica adoptada pelo Governo, mediante a prossecução de actividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico e de outras actividades científicas e técnicas que as respectivas leis orgânicas prevejam, tais como actividades de prestação de serviços, apoio à indústria, peritagens, normalização, certificação, regulamentação e outras.
ENTIDADES PÚBLICAS
Entidades da Administração Direta e Indireta do Estado e Entidades Públicas que, entre outros, visam a promoção da competitividade e do crescimento empresarial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial, política nacional para o empreendedorismo e para a inovação e o alinhamento entre as políticas de ciência e de economia, tendo como principal atribuição a promoção do reforço da competitividade nacional através da valorização e comercialização do conhecimento científico e tecnológico e a sua transformação em crescimento económico.
Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020)
Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI, I.P.)
Agência Nacional de Inovação, S.A. (ANI)
Conselho Nacional para o Empreendedorismo e a Inovação (CNEI)
INVESTIGAÇÃO
DESPESA EM I&D DO SETOR DO ENSINO SUPERIOR EM ENERGIA
LABORATÓRIOS ASSOCIADOS
Instituições de investigação científica (públicas ou privadas sem fins lucrativos), selecionadas pelas suas características para colaborar na prossecução de objetivos específicos de política científica e tecnológica do Governo, sendo consultados para a definição dos programas e instrumentos desta mesma política.
LABORATÓRIOS COLABORATIVOS
Associações privadas sem fins lucrativos ou empresas, que têm com o objetivo principal criar, direta e indiretamente, emprego qualificado e emprego científico em Portugal através da implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social. Devem responder ao desafio da densificação do território nacional em termos de atividades baseadas em conhecimento, através de uma crescente consolidação de formas de colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o tecido económico e social
Lista de laboratórios está em avaliação por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (mais informações no portal da Fundação para a Ciência e Tecnologia)
UNIDADES DE I&D
As Unidades de Investigação (I&D) representam um pilar fundamental na consolidação de um sistema científico moderno e competitivo. Devem reunir massa crítica adequada à sua missão e promover ambientes criativos onde possam surgir novas ideias e onde os investigadores encontrem as condições adequadas à realização dos seus projetos científicos e ao desenvolvimento da sua carreira. Sempre que aplicável devem reunir recursos interdisciplinares e multidisciplinares que potenciem a abordagem de problemas complexos e novos desafios societais.
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC)
Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)
Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
Centro de Investigação em Energias Renováveis (CIENER)
Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE)
Transportes, Energia e Ambiente (DTEA)
Centro de Investigação em Energia e Ambiente (CINEA)
Departamento de Altos Estudos em Direito de Energia (DaeDe)
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR)
Unidade de Investigação UFP em Energia, Ambiente e Saúde (FP-ENAS)
Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE)
Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos (MEtRICs)
Centro de Território, Ambiente e Construção (C-TAC)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INES Coimbra)
Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação
Por “Infraestrutura de Investigação” entende-se as plataformas, recursos e serviços associados, que as comunidades científicas utilizam para desenvolver investigação de ponta e inovação em áreas científicas específicas. Inclui equipamento científico de grande porte, conjuntos de instrumentos científicos, coleções e outros recursos baseados no conhecimento, arquivos e dados científicos, sistemas computacionais e de programação, redes de comunicação que promovam o acesso aberto digital, bem como outras infraestruturas de natureza única essenciais para atingir a excelência na investigação e na inovação. Fulcral para qualquer Infraestrutura de Investigação é a capacidade de prestar serviços às comunidades científica, educacional, empresarial e industrial.
INOVAÇÃO
DESPESA EM I&D DO SETOR DAS EMPRESAS EM ENERGIA
PóloS de Competitividade e Tecnologia
Assumem uma forte orientação para os mercados e visibilidade internacional e o Programa de Acção está fortemente ancorado em actividades com elevado conteúdo de I&DT, inovação e conhecimento. A rede de actores que suporta a actividade dos Pólos tem por objectivo alavancar de forma sustentável a competitividade nacional e empresarial, potenciando a atracção de novos investimentos com forte valor acrescentado, visando mudanças estruturais orientadas para investimentos inteligentes e de futuro.
ClusterS
Assumem uma forte orientação para os mercados, mas a melhoria da competitividade resulta de forma mais vincada na partilha de activos comuns e na criação de massa crítica que permita o desenvolvimento de projectos inovadores e a indução da orientação das empresas para os mercados internacionais. Partilham com os Pólos de Competitividade e Tecnologia a necessidade de uma visão inovadora e orientada para as actividades de futuro, ainda que com eventual menor conteúdo de ciência e tecnologia.
OUTROS CENTROS
Associações, Incubadoras e outros Centros com atividade no setor da energia em Portugal na promoção de atividades de investigação e intensificação tecnológica, incubação de ideias e empresas e apoio ao tecido económico.